Normas editoriais

tumblr_n602lx3RPJ1qd7fwro1_500

 

Normas editoriais gerais:

A Revista Expansão Acadêmica possui as seguintes modalidades de publicação: Artigo, estudo de caso e resenha.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: expansaoacademica@gmail.com.

Os materiais para publicação devem atender aos seguintes critérios:

I. Artigo e Estudo de Caso: O texto deve ter a extensão mínima de 08 e máxima de 18 páginas, sem numeração, sem contar a bibliografia. Deve ser formatado em: Times New Roman, fonte 12, com espaçamento 1,5 e margens justificadas: superior e esquerda 3,0 cm e direita e inferior 2,0 cm. Paragrafado a 1,5 cm da margem esquerda. Escrito preferencialmente em língua portuguesa, observando-se as estruturas linguísticas e a correção gramatical.

II. Identificação: TÍTULO (e subtítulo, se houver, na linha seguinte, com espaçamento simples) centralizado e em negrito, com nota de rodapé explicativa opcional;

III. No corpo do material enviado, logo após o título, deve constar o nome do autor, justificado à direita, com nota personalizada de rodapé, indicando: instituição, departamento de origem, eventual órgão financiador, e-mail de contato a ser publicado. Outras informações como nome do orientador e fase da pesquisa, devem constar em nota de fim separada;

IV. No caso de graduandos, deve constar o nome do orientador, titulação do mesmo e instituição de vínculos de ambos;

O número máximo de autores por trabalho proposto, na modalidade ARTIGO, será de 5 (cinco), contando autores, coautores e orientador (no caso de estudantes de graduação).

Resenhas: podem ter de 5 a 8 páginas, seguindo as mesmas normas de formatação dos artigos. Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada, seguindo as normas da NBR 6023. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão; ou a livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

V. As citações devem ser referenciadas no modelo autor-data, incluindo a página. Ex.: (SANTOS, 2012, p. 143).

Referências no texto ou em notas de rodapé explicativas:

Citações com até três linhas de extensão permanecerão no corpo do texto, com aspas, seguidas da referência autor-data.

Citações com extensão superior a três linhas devem ser destacadas em 4,0 cm de recuo da margem esquerda, em fonte 11, com espaçamento simples (1,0) e margens justificadas, sem itálico, seguidas da referência autor-data.

As notas explicativas ficam no rodapé da página, em Times New Roman, fonte 10, com espaçamento simples (1,0) e margens justificadas.

Referências a endereços eletrônicos ficam nas notas de rodapé apenas, apontando a data de último acesso. Ex.: Disponível em: . Acesso em 01/01/2012.

VI. Todas as citações devem corresponder à bibliografia apresentada no final do texto, e vice-versa. A bibliografia deve ser apresentada conforme os exemplos seguintes, em ordem alfabética por sobrenomes e com as margens justificadas:

Obra: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade: editora, ano.

Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (org.). Título: subtítulo. Cidade: editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, subtítulo se houver. Nome da revista. Vol. X, ano.

Trabalho monográfico: monografia (graduação), dissertação (mestrado) e tese (doutorado): SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade. Tese (doutorado) – Universidade de Pernambuco (nome da universidade de origem do trabalho), Programa de Pós-Graduação em (área), ano. Apontar endereço eletrônico, se disponível na Internet.

VII. Todo material deve ser enviado acompanhado de folha anexa contendo:

título da proposta; nome do autor e vínculo institucional; endereço(convencional e eletrônico) para correspondência; tel/cel/fax para contato;

VIII. No caso dos artigos, logo após o nome do autor, o texto deve apresentar um resumo na língua utilizada com até 250 palavras e ter de 03 a 05 palavras-chave no mesmo idioma, separadas por ponto. Conciso e objetivo, que descreva corretamente o trabalho em questão, com espaçamento simples (1,0) e margens justificadas. Os termos “Resumo” e “Palavras-chave” em negrito.

Também deve constara tradução do resumo e das palavras-chave em caso de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol);

IX. A publicação de entrevistas fica a critério do Conselho Editorial. É imprescindível a autorização da publicação, por escrito, sob responsabilidade do proponente;

X. Todos os trabalhos devem constituir material inédito no Brasil;

XI. Os trabalhos devem ser enviados após rigorosa revisão gramatical;

XII. O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas correções gramaticais e correções de erros de digitação;

XIII. O autor pode publicar apenas 1(um) trabalho por edição, contando também co-autoria. Aquele que publicar seu texto na revista uma vez, só poderá fazê-lo novamente após um ano de intervalo. Do mesmo modo, as negativas do Conselho Editorial sobre um artigo também contam como submissão, tendo o autor que aguardar o prazo de um ano de intervalo para realizar nova submissão.

XIV. Os textos são de responsabilidade de seu(s) autor(es), devendo este(s) enviar junto com o material a ser apreciado uma carta de autorização de publicação, declarando o ineditismo do texto, conforme modelo em anexo II;

XV. É facultado ao autor o envio de imagens (ilustração, fotografia) para constar no material a ser publicado, devendo ser respeitados os direitos autorais das mesmas. Cabe ao Conselho Editorial a decisão de publicá-las. As mesmas devem ser digitalizadas e enviadas em formato JPEG.

 

 

2 thoughts on “Normas editoriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *