NORMAS

Diretrizes para Autores

1. Objetivos

A  Revista Expansão Acadêmica tem como objetivo promover/disseminar conhecimento em diversas áreas do saber.  

2. Submissão de material

Cada edição da Revista Expansão Acadêmica envolve o corpo docente da Faculdade São Francisco de Juazeiro, professores de outras universidades nacionais para a composição do Conselho editorial.

A Revista Expansão Acadêmica possui as seguintes modalidades de publicação: Artigo experimental, Artigo de Revisão Bibliográfica e/ou Revisão Sistemática, Estudos de Casos, Resenhas e Relatos de Experiência.

Os artigo submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês.

A submissão dos Artigos originais para apreciação implica na autorização para publicação na Revista Expansão Acadêmica. Os conceitos, declarações e conclusões contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos respectivos autores. A revista não se responsabiliza por eventuais erros de português e/ou de concordância gramatical, ficando estes sob responsabilidade de cada autor.

Os materiais para publicação deverão ser enviados em forma final conforme orientação constante na página de chamada de trabalhos (sistema de submissão). O trabalho aceito para publicação deverá ser enviado em sua Versão Final através do e-mail de contato (copex.fasj@gmail.com), somente em formato Doc ou Docx (Microsoft Word), obedecendo à formatação apresentada nesta orientação.  Na fase inicial do processo de análise dos artigos, não deverá constar a identificação dos autores. Apenas os trabalhos selecionados (Aprovados) deverão ser enviados com a identificação dos autores e sua afiliação.

3. Estrutura

Os artigos deverão ser organizados em Título do trabalho, Resumo/Palavras-chaves (e respectivos Abstract/ Keywords), Introdução, Material e Métodos Resultados e Discussões (para artigo experimental) ou Análise de dados, Conclusões (para artigo experimental) e/ou Considerações finais, Agradecimentos (quando for o caso) e Referências bibliográficas contendo até 20 páginas. Somente em casos muito especiais serão aceitos, para análise, trabalhos com número de páginas superior a 20.

Para resenhas, adotar as seguintes orientações: Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada, seguindo as normas da NBR 6023. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão, ou livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

Editar o arquivo de acordo com as seguintes orientações:

  • Tamanho da folha: para  impressão em papel  A4 (21,0 cm x 29,7 cm) sendo observadas as seguintes margens:
    • superior 3,0 cm
    • inferior 2,0 cm
    • esquerda e direita 3,0 cm
  • Alinhar a margem direita evitando separações silábicas com barras ou outros sinais.
  • Utilizar fonte “Times” tamanho 12 no corpo do artigo.
  • No texto utilizar espaçamento 1,5.  O fim de uma seção e o cabeçalho da próxima são separados por um espaço extra.
  • Todas as páginas do trabalho devem ser numeradas, com exceção da folha de rosto.  Os números, em algarismos arábicos, são colocados á direita da margem inferior.

4. Estrutura

4.1. Título do trabalho

O título do artigo deve ser conciso, mas o suficientemente claro para permitir a pronta identificação do conteúdo do trabalho, com no máximo 15 palavras.  O título deve utilizar fonte “Times” tamanho 14, negrito, centralizado e em caixa alta. 

4.2. Autores

Logo após o título do trabalho, separado deste por um espaço, deve ser colocado um parágrafo (centralizado) contendo os nomes dos autores, instituição de ensino ou pesquisa (Afiliação) e em seguida os emails (tamanho 10) de cada um dos autores . Os nomes devem ser completos. Serão aceitos trabalhos com no máximo cinco (05) autores.

Atenção: a identificação dos trabalhos somente deverá constar na versão final, dos trabalhos selecionados. A versão submetida na fase inicial do processo de seleção não deverá conter identificação dos autores.

4.3. Resumo

O artigo devem possuir obrigatoriamente um resumo, no seu idioma original, com 200 a 250 palavras; seguido de um conjunto de palavras-chaves (de 3 até 5, escritas em minúsculas e  separados por vírgula e sem ponto ao final), também no idioma original do artigo. Logo a seguir deve aparecer a tradução do resumo em inglês (Abstract) e das palavras-chaves (Keywords).

O resumo deve ser claro, sucinto e explicar, em um único parágrafo, o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas e citações), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões.

4.4. Texto

Recomenda-se que o artigo contenha os seguintes aspectos, embora possam estar sob outras denominações ou formas,:

a) Introdução: Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

b) Material e Métodos: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc.

c) Resultados e Discussão: Confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.

d) Conclusões: Apresentar suas conclusões, buscando confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

Os nomes científicos devem ser escritos em itálico. As abreviações devem ser descritas no texto em sua primeira aparição. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.

O número de tabelas e figuras utilizadas no artigo deve ser limitado a compreensão e elucidação do texto. Devem ser inseridas no corpo do texto, para identificação da sua posição e do tamanho aproximado.

Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deve ser feita seqüencialmente na ordem em que são citadas no texto. Devem também ter uma legenda auto-explicativa, sendo que as tabelas terão legendas na parte superior e as figuras as terão na parte inferior, centralizadas em relação à tabela ou figura. A legenda inicia com o termo “Tabela” ou “Figura” (primeira letra em maiúscula), de acordo com o caso, seguido de um espaço e do número de ordem seqüencial, em algarismos arábicos, seguido de hífen entre espaços e do texto da legenda, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula, exceção feitas àquelas que normalmente são escritas em maiúsculas. Devem ser citadas no texto como “Tabela” e “Figura” seguidas de espaço e do número correspondente.

4.5. Referências 

As referências a autores e fontes são inseridas no texto colocando entre parênteses o sobrenome do autor, com inicial maiúscula, seguida da data, conforme o exemplo: (Tarouco, 1991). Quando for conhecida a paginação, pode-se incluí-la, por exemplo, (Tarouco, 1991, p. 237). Havendo mais de um título do(s) autor(es) no mesmo ano, deve-se distingui-las utilizando uma letra minúscula (a,b,c) depois da data, por exemplo, (Tarouco, 1991b). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de “et al.”, mas nas referências bibliográficas, no final do artigo, os demais nomes também deverão aparecer. Quando o nome do autor é citado diretamente no texto pode-se colocar entre parênteses apenas a data de publicação, por exemplo,

Tarouco (1991). Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Tarouco (1991) citada por Vicari (1999).

Citações com até três linhas de extensão permanecerão no corpo do texto, com aspas, seguidas da referência autor-data.

Citações com extensão superior a três linhas devem ser destacadas em 4,0 cm de recuo da margem esquerda, em fonte 11, com espaçamento simples (1,0) e margens justificadas, sem itálico, seguidas da referência autor-data.

As referências completas de cada autor e fonte citadas no texto devem aparecer no final do artigo sob o título “Referências”, ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenomes(s) do(s) autore(s).

Os autores do artigo devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores do artigo.

Obra: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade: editora, ano.

Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (org.). Título: subtítulo. Cidade: editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, subtítulo se houver. Nome da revista. v., n., ano. Apontar endereço eletrônico, se disponível na Internet ou o DOI.

Trabalho monográfico: monografia (graduação), dissertação (mestrado) e tese (doutorado): SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade. Tese (doutorado) – Universidade de Pernambuco (nome da universidade de origem do trabalho), Programa de Pós-Graduação em (área), ano. Apontar endereço eletrônico, se disponível na Internet.

A publicação de entrevistas fica a critério do Conselho Editorial. É imprescindível a autorização da publicação, por escrito, sob responsabilidade do proponente;

Todos os trabalhos devem constituir material inédito no Brasil;

Os trabalhos devem ser enviados após rigorosa revisão gramatical;

O Conselho Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas correções gramaticais e correções de erros de digitação;

O autor pode publicar apenas 1(um) trabalho por edição, contando também co-autoria. Aquele que publicar seu texto na revista uma vez, só poderá fazê-lo novamente após um ano de intervalo. Do mesmo modo, as negativas do Conselho Editorial sobre um artigo também contam como submissão, tendo o autor que aguardar o prazo de um ano de intervalo para realizar nova submissão.

Os textos são de responsabilidade de seu(s) autor(es), devendo este(s) enviar junto com o material a ser apreciado uma carta de autorização de publicação, declarando o ineditismo do texto.

É facultado ao autor o envio de imagens (ilustração, fotografia) para constar no material a ser publicado, devendo ser respeitados os direitos autorais das mesmas. Cabe ao Conselho Editorial a decisão de publicá-las. As mesmas devem ser digitalizadas e enviadas em formato JPEG.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue as diretrizes descritas no site da revista; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Expansão Acadêmica, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.

O Conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.